Relógio

quarta-feira, 24 de abril de 2013

PROJETO VALORES II


Justificativa: A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no estatuto da criança e do adolescente.
A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.
A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.
Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.



Objetivos: que a escola possa resgatar na criança certos valores como:

• COLABORAÇÃO – "QUER UMA MÃOZINHA"? 


• CONVIVÊNCIA _ " COM LICENÇA?" 


• ATENÇÃO _ " FALOU COMIGO?" 


• HONESTIDADE _ "NÃO FUI EU." 


• RESPEITO _ "E EU COM ISSO?" 


• NUTRIÇÃO _ "VERDURA? NÃO!" 


• RESPONSABILIDADE _ " DEIXA QUE EU FAÇO!" 


• GENEROSIDADE _ " É MEU, NÃO EMPRESTO!"



CONTEUDOS CONCEITUAIS

• Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
• Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
• Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
• fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
• Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
• Mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
• Que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.
• Que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.



CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

O Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.

O Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.

O Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.

O Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.

O Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.

O Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.

O Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.



CONTEÚDOS ATITUDINAIS


• Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
• Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.
• Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
• Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva. 
• Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
• Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
• Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
• Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
• Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.
• Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.



ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.


• Correspondência 


• Seqüência de figuras 


• Idéia de quantidade 


• Classificação 


• Dominó ( fotocopiar as figuras dos livros) 


• Bingo de palavras ou figuras. 


• Estatísticas ( resultados da pesquisa)


ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA: 


ORAL:


• Utilização adequada da linguagem oral. 

• Recontar estórias. 

• Relatar experiências vividas. 

• Crachá. 

• Explicação dos temas, questionamentos. 

• Conversas . 

• Criação de estórias. 

• Dramatizações. 

• Pesquisas.



ESCRITA:


• Elaboração de textos espontâneos. 

• Aproximação da escrita. 

• Crachás. 

• Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.



ÁREA DAS ARTES VISUAIS


Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :

o Modelagem. 

o Recorte e colagem. 

o Jogos. 

o Brincadeiras. 

o Rotina diária.

o Cartazes.


ÁREA DO MOVIMENTO


• Jogos. 

• Danças. 

• Brincadeiras

Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.


ÁREA MUSICAL.

• Músicas que possam se adequar aos temas. 


ÁREA DE NATUREZA


• Mudança de hábitos. 

• Vídeos instrutivos. 

• Pesquisas . 

• Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).


ÁREA DE SOCIEDADE

• Construção de regras. 

• Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv,.)


ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA


• Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades,,, 

• Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.

• Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.

Um comentário:

  1. Oi, Letícia!

    Teu blog está muito interessante!!!
    Tem muitos relatos de atividades importantes, retoma conceitos e reflete sobre aspectos fundamentais da Educação Inclusiva. Lembro agora de alguns requisitos mínimos que devem conter no blog para que a atividade seja considerada concluída:
    * Identificação da instituição educativa;
    * Uma notícia relevante da escola ou do município;
    * Destacar e relatar duas atividades desenvolvidas com seus alunos com deficiência que ilustrem práticas de inclusão escolar.
    Siga postando aqui!
    Abraços,
    Juliana Machado
    p/equipe

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