Dados da Aula
O que o aluno
poderá aprender com esta aula
Deseja-se que os alunos sejam instigados a refletir sobre o
assunto da diversidade, em especial da inclusão social e educacional das
pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Além disso, esperamos
que estas aulas favoreçam a conscientização dos alunos sobre a importância da
construção de uma sociedade inclusiva e também de escolas adaptadas fisicamente
e pedagogicamente à realidade de alunos com NEE, visando favorecer o
aprendizado de todos, sem exceção.
Duração das
atividades
Aproximadamente 100 minutos; (Duas) 02 aulas.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados
pelo professor com os alunos.
Estratégias e
recursos da aula
As estratégias
utilizadas nestas aulas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
O professor deverá
iniciar a aula mostrando as imagens abaixo para os alunos e
perguntar se eles sabem o que estas pessoas têm em comum. Sem antes dizer
qual é o tema da aula!
Figura 1- Cantor muito
conhecido e que possuía NEE do tipo Visual. Disponível em: http://www.myextralife.com/wp-content/uploads/2006/05/Ray-Charles.jpg Acesso em 01. Nov. 2008.
Figura 2 - Escritor brasileiro que tem uma NEE chamada
Hiperatividade. Disponível em:http://oglobo.globo.com/fotos/2007/03/05/05_MVG_cult_ziraldo.jpg Acesso em 01. Nov. 2008.
Figura 3 - Atriz que possui Síndrome de Down; uma NEE do tipo
Intelectual.
Disponível em: http://inacabamento.files.wordpress.com/2008/03/25_10_06_down_atrizmirim.jpg Acesso em 01. Nov. 2008.
Disponível em: http://inacabamento.files.wordpress.com/2008/03/25_10_06_down_atrizmirim.jpg Acesso em 01. Nov. 2008.
Após ouvir as opiniões dos alunos sobre as
imagens mostradas, o professor deverá dizer que estas são pessoas que têm
algumas características diferentes da população em geral que não tem nenhum
tipo de Necessidade Especial.
A primeira pessoa é um artista americano
muito conhecido, chamado Ray-Charles que cantava Soul e tocava piano, e que
possuía NEE do tipo Visual.
A segunda pessoa é
um brasileiro chamado Ziraldo que além de pintor, é jornalista, teatrólogo,
chargista, caricaturista e escritor, uma de suas obras infantis mais famosas é
“O Menino Maluquinho” . Ziraldo tem uma NEE chamada Transtorno de
Déficit de Atenção/Hiperatividade, mais conhecida como Hiperatividade. As
pessoas que têm Hiperatividade são mais agitadas que as outras que não têm este
transtorno, por isso muitas vezes são tidas como pessoas mal educadas,
indisciplinadas e problemáticas. No entanto, estas são características próprias
da Hiperatividade, ou seja, elas não são assim porque querem. Para mais
informações sobre Hiperatividade entre no site: http://www.hiperatividade.com.br/index.php .
Por último, a terceira pessoa é uma atriz
que possui Síndrome de Down que atuou na novela “Páginas da Vida“ que foi ao ar
em 2006.
Apesar destas pessoas apresentarem algumas
características diferentes das demais, todas elas são inteligentes, capazes de
aprender e realizar inúmeras atividades que, às vezes, nem mesmo pessoas sem
NEE conseguem fazer! Um exemplo disso é que não são todas as pessoas que têm o
dom de tocar piano como Ray-Charles tocava – e ele era cego! Todos nós temos
características únicas e nem por isso somos melhores ou piores que outra
pessoa! Assim, podemos afirmar que todas as pessoas têm uma potencialidade
e é importante que a descubra.
O professor, neste momento, deverá
questionar as características que os alunos têm que os tornam únicos,
singulares. É importante que o professor instigue, favoreça que as crianças
consigam perceber que todas as pessoas possuem suas potencialidades e
limitações, no entanto, é preciso valorizar as potencialidades, as capacidades
que as pessoas têm do que enfatizar o lado negativo.
Atividade 1
Após as discussões apontadas acima, o professor deverá
apresentar o Recurso aos alunos.
Link do Recurso no
site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13937/video_ariel.wmv
O recurso é um vídeo apresentado por um
garoto com Síndrome de Down (Ariel). Este vídeo tem o objetivo de conscientizar
os alunos sobre as diferenças entre os seres humanos e a importância de
respeitá-las.
Atividade 2
Após a apresentação
do recurso o professor deverá perguntar aos alunos se eles ficaram surpresos
com o que ouviram.
Neste momento o professor poderá introduzir a problemática da Inclusão Educacional e Social aos seus alunos, fazendo-os refletir sobre sua existência e importância para a sociedade em geral e para as pessoas que possuem alguma NEE.
O professor poderá perguntar aos alunos se eles conhecem alguma pessoa que tem NEE e como é a vida desta pessoa, se ela trabalha, estuda e etc. Poderá perguntar também o que eles acham sobre a escolarização destas pessoas, se acham que elas devem estudar e se isto deve ser feito numa escola regular (que é a escola comum para todas as pessoas, a que eles estudam), por que e etc.
Neste momento o professor poderá introduzir a problemática da Inclusão Educacional e Social aos seus alunos, fazendo-os refletir sobre sua existência e importância para a sociedade em geral e para as pessoas que possuem alguma NEE.
O professor poderá perguntar aos alunos se eles conhecem alguma pessoa que tem NEE e como é a vida desta pessoa, se ela trabalha, estuda e etc. Poderá perguntar também o que eles acham sobre a escolarização destas pessoas, se acham que elas devem estudar e se isto deve ser feito numa escola regular (que é a escola comum para todas as pessoas, a que eles estudam), por que e etc.
Sugestão de uma
Dinâmica:
Sugerimos que o professor peça para que os
alunos imaginem-se como se tivessem alguma NEE, isto é, que tente se colocar no
lugar de uma pessoa com tais necessidades. Este é um tipo de exercício que todo
ser humano deveria fazer e, começar desde pequeno pode fazer a diferença!
Para tanto, o
professor poderá fazer uma dinâmica onde alguns alunos deverão estar vendados e
realizar alguma tarefa simples, de sala de aula, como, por exemplo, levar o
caderno até o professor.
Figura 4 – Criança com os olhos vendados. Disponível em:http://valongo.free.fr/noticias/2005_08_festas/vignettes/TN_cabra_cega.jpg Acesso em: 18. Dez. 2008.
Após a experiência os alunos poderão se sentar em roda para
contarem o que sentiram durante o momento em que estavam vendados. Assim, o
professor deverá levar seus alunos a compreender que é muito importante dar
apoio às pessoas que têm alguma NEE e que elas têm o direito de estudar, de
trabalhar etc.
Feito isso, o professor deverá apresentar aos alunos alguns
sites (apresentados na atividade a seguir) de pessoas que têm alguma NEE e que
têm uma profissão, que são bem sucedidas em suas vidas.
Atividade 2
Os alunos deverão ser organizados em cinco
grupos para que, desta forma, possam fazer pesquisas sobre pessoas que têm NEE,
conforme os sites indicados abaixo. Feito isso, os alunos deverão socializar
com os outros grupos o que viram por meio de um breve seminário, contendo
explicações básicas do que cada site abordava. Assim poderão aprender mais um
tipo de linguagem em que expõe um determinado conhecimento por meio da
linguagem verbal e explicações à outras pessoas (seminário).
Neste primeiro site
há uma entrevista com um rapaz que aos 18 anos sofreu um acidente e ficou
tetraplégico (sem os movimentos do corpo – da cabeça até os pés) e somente
depois desta fatalidade descobriu seu dom para as artes plásticas:http://www.vidaearte.com/varios/entrevista_sentidos.htm
Figura 5- Imagem Blog do
Sérgio
Neste site você
poderá conhecer um pouco sobre Humberto Alexandre, um administrador de empresas
que após um acidente de carro tornou-se paraplégico e agora ministra palestras
sobre a inclusão social das Pessoas com Deficiência em todo o Brasil.
http://www.humbalex.com.br/
http://www.humbalex.com.br/
Figura 6 - Imagem do site Acredite em você!
Neste site você
conhecerá uma mulher chamada Célia Regina que tem Osteogenesis Imperfeita, usa
muletas ou cadeira de rodas para se locomover, um par de aparelhos auditivos,
mas não se considera uma pessoa deficiente.
http://www.celiadecristal.com/
http://www.celiadecristal.com/
Figura 7- Imagem do site
Célia de Cristal
Este é um site
construído e destinado para as pessoas que sofreram amputação de algum membro
de seu corpo. O objetivo deste site é ajudar estas pessoas a
reconstruírem suas vidas após a amputação e elevar sua auto-estima.
http://www.amputadosvencedores.com.br/
http://www.amputadosvencedores.com.br/
Figura 8- Imagem do site
Amputados Vencedores
Este é um site em que fala um pouco da história das irmãs
Brasileiras que são cegas.
Figura 9 - Imagem do site As irmãs cegas
Sugestão:
No Portal do Professor há algumas aulas que
podem servir de guia para a efetuação destas aulas:
Recursos
Educacionais
Nome
|
Tipo
|
Ariel - contaDown
|
Vídeo
|
Recursos
Complementares
Internet.
Avaliação
Como o objetivo desta aula é propiciar a reflexão sobre a
importância da valorização das diferenças entre os seres humanos, é fundamental
que o professor perceba se houve uma mudança de pensamento entre os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário